segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Dia Nacional do Livro: 29 de outubro


Você sabe por que comemoramos o dia Nacional do Livro no dia 29 de outubro? Por que foi nesse dia, em 1810, que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional e esta data escolhida para o DIA NACIONAL DO LIVRO.

O Brasil passou a editar livros a partir de 1808 quando D.João VI fundou a Imprensa Régia e o primeiro livro editado foi "MARÍLIA DE DIRCEU", de Tomás Antônio Gonzaga.

Comemore também!
Comemore o dia do livro: lendo; presenteando com livro, ou, escrevendo uma frase. Se gostar do que escreveu, nos envie por e-mail. Vamos divulgar. 
Frases que recebemos em homenagem ao Dia Nacional do Livro:
"Livro fonte universal do saber"
Enviada por Carolina Junqueira Ferreira, 12 anos
Poesia:
São Paulo
                                   Querida do começo ao fim,
                                   Um lugar que se pode descansar por toda a vida.
                                   Uma cidade imensa
                                   Uma cidade para ser vivida.
                                  
                                   Do mundo inteiro a mais bela,
                                   Do mundo inteiro a mais linda,
                                   Oh querida São Paulo minha cidade querida.
                                   Trago-te flores-restos arrancados,
                                   De outras terras,
                                   Terras que pertencem ao seu estado.
                                   Estado ou cidade,
                                   Minha querida São Paulo
                                   Quero que você saiba te amo de verdade.
    Por Carolina Junqueira Ferreira, 12 anos

 
"Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim, sem compromisso,
você vai me entender.
mergulhe de cabeça
na imaginação!"
 
          
Fonte: Clarice Pacheco, Caderno de Poesias. AGE Ed. Porto Alegre, 2003.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Período de pré-matrículas para o 6º ano do Ensino Fundamental e também para outros níveis acontece até novembro. Inscrições deverão ser realizadas através de site


O período de pré-matrículas para o 6º ano do Ensino Fundamental das escolas da rede estadual começa na próxima segunda-feira e prossegue até o dia 30 de novembro.
No mesmo período serão atendidos os interessados em ingressar na Fase VI do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos; 1ª série do Ensino Médio regular; 1ª série do Ensino Médio Inovador; 1ª série do Ensino Médio Normal (Formação de Professores); Módulo I da Nova Educação de Jovens e Adultos (EJA); Projeto Autonomia – Ensino Fundamental e Médio; e Ensino Médio Integrado nas seguintes unidades escolares: Colégio Estadual Agrícola Almirante Ernani do Amaral Peixoto, Centro Familiar de Formação por Alternância Colégio Estadual Agrícola Rei Alberto I, Colégio Estadual Dom Pedro II e Colégio Estadual Infante Dom Henrique.
As inscrições deverão ser feitas pelo site www.matriculafacil.rj.gov.br.
Poderão participar candidatos oriundos da rede pública (federal, estadual e municipal) e privada, bem como os que desejam retornar à vida escolar.
Somente poderão ser matriculados no Ensino Fundamental para Jovens e Adultos os alunos com idade mínima de 15 (quinze) anos completos ou a completar até 31/01/2013; e no Ensino Médio para Jovens e Adultos os alunos com idade mínima de 18 (dezoito) anos completos ou a completar até 31/01/2013. Para o Ensino Médio regular, o candidato deverá ter idade máxima de 20 anos. Já para o Projeto Autonomia, o candidato deverá ter entre 17 e 20 anos para o Ensino Médio, e entre 13 e 17 anos para os anos finais do Ensino Fundamental.
A partir do dia 20 de dezembro de 2012, o resultado da pré-matrícula será divulgado no mesmo site e pelo e-mail e SMS cadastrado pelo aluno ou responsável no momento da inscrição. O período de renovação da matrícula dos alunos das unidades escolares vinculadas à Secretaria de Educação que desejam permanecer na atual unidade escolar no ano letivo de 2013 será de 26 de novembro a 28 de dezembro de 2012.
Inscrições- O candidato que deseja se matricular nas demais séries oferecidas pela rede estadual precisa procurar diretamente a unidade escolar desejada, no período de 11 de janeiro até 1º de fevereiro de 2013. Se houver vaga, basta matricular-se, levando a documentação necessária.
Veja o que é preciso
No ato da inscrição, os interessados deverão fornecer os seguintes dados: nome completo do candidato; data de nascimento; sexo; estado civil; nacionalidade; naturalidade; endereço completo, inclusive o CEP; telefone fixo e móvel, se possuir; endereço eletrônico, se possuir; número da carteira de identidade, se possuir, e órgão expedidor; CPF do próprio, se possuir; nome da mãe e do pai ou responsável; CPF do responsável; certidão de nascimento ou casamento; declarar se tem deficiência; em caso de estar afastado da escola, informar o tempo de afastamento; série pretendida; cadastrar, no mínimo, duas opções de escolas, desde que escolha mais de um turno, em pelo menos uma unidade escolar; e escolher o(s) turno(s) em que deseja ser matriculado.


Rede estadual tem calendário de matrícula aberto na próxima semana   Período de pré-matrículas para o 6º ano do Ensino Fundamental e também para outros níveis acontece até fim de novembro. Inscrições deverão ser realizadas através de site. Foto: Evelen Gouvêa O FLUMINENSE

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Dia Municipal de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes em Niterói











 




Sessão Solene, Alusiva ao dia 4 deoutubro: “Dia Municipal de
Enfrentamento à Violência contra
Crianças e Adolescentes em Niterói, RJ”
lei municipal n° 1883/01.

Data: 4 de outubro às 14h.
Local: Auditório Brígido Tinoco -
Câmara Municipal.
Av. Ernani do Amaral Peixoto nº 625 –
Centro / Niterói.
Divulguem!